A gestão do desporto…

51

A gestão do desporto no Município de Paços de Ferreira está sob a responsabilidade do Vereador Júlio Morais (PS) e da empresa pública Gespaços – Gestão de Equipamentos Municipais, E.M., S.A. Ambos responsáveis pela promoção e organização desta área. No entanto, é evidente que a gestão desportiva na região não tem alcançado os seus objetivos, gerando descontentamento entre os atuais e futuros utilizadores.

Há uma clara escassez e inadequação das infraestruturas para a prática de modalidades desportivas. Muitos equipamentos estão em mau estado de conservação, sem a devida manutenção e, em alguns casos, colocando em risco a segurança dos utilizadores. Esta situação revela uma falha grave por parte dos responsáveis, que deveriam priorizar a segurança e a adequação das instalações para todos os cidadãos interessados na prática desportiva.

Além da qualidade, a quantidade de eventos na agenda municipal também tem sido insuficiente. A falta de clareza e organização tem limitado a participação da comunidade, limitando a promoção de um estilo de vida saudável. A ausência de incentivos para a criação de novas iniciativas com associações locais de forma sustentável, e não apenas para propaganda política com uso irresponsável de dinheiros públicos, perpetua esta má gestão, cada vez mais afastada das reais necessidades da população. Verifico também uma disparidade de apoios entre diferentes modalidades e associações, em detrimento de outras, o que gera frustração entre atletas e dirigentes.

É urgente uma abordagem que inclua uma programação diversificada e uma distribuição justa de recursos na gestão desportiva do município. É necessário pensar a longo prazo e ver o desporto como um pilar fundamental para a qualidade de vida dos Pacenses.

Filipe Pacheco – Partido O Chega

Doutorando em Exercício e Saúde

pode gostar também
Comentários
Loading...
Verified by MonsterInsights